Receita Via Rápida: Iniciativa agiliza doações internacionais em situações de calamidades

13 de maio de 2024 às 18:43

A Receita Federal lançou na última quinta-feira, dia 9, a iniciativa “Receita Via Rápida”, que facilita o envio de doações oriundas do exterior em situações de calamidades como a que está ocorrendo no Rio Grande do Sul.

A medida está na Instrução Normativa nº 2.192/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) semana passada e foi adiantada pelo secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas nas redes sociais. A identidade visual da iniciativa foi produzida por Felipe Zaiden e Lucas Aita, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Assessoria de Comunicação do órgão.

Com isso o órgão facilita o apoio de pessoas físicas, instituições e organizações sem fins lucrativos do exterior que queiram remeter para o Brasil, sem pagamento de tributos, bens destinados às vítimas de calamidades.

Campanha Sindireceita SOS Chuvas

O Sindireceita e os Analistas-Tributários em todo o país estão mobilizados e unidos em favor da população do Rio Grande do Sul. Com a campanha SOS Chuvas estamos arrecadando recursos financeiros por meio do PIX da Instituição (CNPJ: 37.116.985/0001-25). Os recursos recebidos serão utilizados na aquisição e distribuição de alimentos, vestuários e medicamentos e no apoio as instituições que estão atuando diretamente no atendimento e resgate dos desabrigados.

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita enviou na última terça-feira, dia 7, a primeira carga com mais de 17 mil litros de água mineral com destino ao Rio Grande do Sul. (Saiba mais)

O Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do estado (CEDS/RS) também está recebendo doações: roupas, colchões, cobertores, roupas de cama e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, no endereço: rua da República, 493, Sala 402, em Porto Alegre/RS.