Dika, nova agente K9 da Receita Federal, é destaque em reportagem na Rede Record

15 de maio de 2024 às 18:53

Dika, a nova agente canina da Receita Federal do Brasil, foi destaque em reportagem do programa Balanço Geral Itajaí/SC, da Rede Record, nesta terça-feira, dia 15.

A pastora belga malinois de apenas dois anos de idade é a nova integrante da Equipe K9 do Receita Federal, atuando nas ações de combate ao tráfico de drogas realizadas nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Há cerca de um mês, Dika está atuando no porto de Navegantes e já atuou na apreensão de mais de 50kg de cocaína (Saiba mais). Ela deverá substituir Enzo, agente K9 da RFB que atua há quase 11 anos no porto de Navegantes.

O Analista-Tributário Alessandro Quinteiro destaca que a transição irá ocorrer gradativamente já que Enzo está com a idade avançada. “Ele já está conosco há 8 anos e vai fazer 10 anos. É uma idade avançada, ele trabalha muito bem, só que gente se desloca muito, para Paranaguá, por exemplo, são deslocamentos longos. Então, a Dika está vindo, ela está com dois anos e vamos fazer uma transição aos poucos”, frisou.

Além disso, durante a reportagem, o Analista-Tributário da Receita Federal simulou os procedimentos de trabalho de identificação de entorpecentes realizados pelos cães de faro. Após localizar o alvo, os cães recebem a bolinha, como reforço positivo.

No porto de Navegantes, além da atuação da equipe k9 da RFB, a fiscalização é realizada com o apoio de dois scanners que inspecionam quase mil contêineres por dia. Assista a reportagem completa clicando aqui