Analista-Tributária ministra palestra “Cidadania Fiscal e as Universidades” na UFRRJ

20 de maio de 2024 às 14:05

A Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil (RFB) e representante regional de Cidadania Fiscal na 7ª Região Fiscal (RJ e ES), Carolina Rique Nepomuceno de Freitas, ministrou, no último dia 8, a palestra “Cidadania Fiscal e as Universidades”.

O evento foi realizado no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), câmpus Seropédica, e contou com a participação do reitor da instituição, Roberto Rodrigues, do vice-reitor, César Da Ros; da pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz; da pró-reitora de Extensão, Rosa Mendes; além de diretores de institutos e o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Robson Mariano da Silva, que foi o organizador do evento.

Em sua apresentação, a Analista-Tributária, Carolina Rique Nepomuceno de Freitas falou sobre as possibilidades de reforçar a parceria com a UFRRJ, e sobre o maior aproveitamento de material apreendido pela Alfândega do Porto de Itaguaí em projetos desenvolvidos nos diversos institutos da universidade, como o que já ocorre com a utilização das chamadas TV Box para sua transformação em computadores destinados à própria universidade e as comunidades como o Quilombo da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba/RJ.

Carolina Rique destacou uma série de iniciativas da RFB voltadas para a cidadania fiscal nas universidades, citando exemplos como os projetos “Eu sou cidadão solidário”, “Mulher Cidadã” e “Receita Cidadã”, além do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) desenvolvido pelo órgão em parceria com instituições de ensino, com objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Segundo ela, o NAP pode ter diversas outras aplicações, de acordo com as necessidades e atividades de cada instituição. Veja aqui a reportagem completa. (Com informações do Jornal Atual)