Sindireceita participa de reunião do Fonasefe sobre mobilizações e estratégias de luta em prol dos servidores

24 de maio de 2024 às 15:55

Representantes do Sindireceita participaram na tarde desta quinta-feira, dia 23, de reunião virtual do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Na oportunidade, o Sindicato esteve representado pelos diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Odair Ambrósio (Formação Sindical e Relações Intersindicais), Breno Rocha e Valdemir Bueno, que foi responsável pela coordenação do encontro.

A reunião teve por objetivos avaliar os resultados das greves e mobilizações, além de estabelecer novos eixos de luta em prol dos servidores públicos federais. No início da reunião, os diretores do Sindireceita Breno Rocha e Valdemir Bueno apresentaram informes sobre a participação do Sindicato na Marcha dos Trabalhadores, ocorrida no dia 22 de maio, bem como na audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2024, conhecida como PEC Social. Sobre a PEC, os diretores enfatizaram a prioridade que o Sindireceita está atribuindo à redução e mesmo ao fim da cobrança da contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas.

Ainda durante a reunião, representantes do setor da Educação destacaram a grande adesão à greve nas instituições federais e a sua continuidade. O movimento se deve ao fato de que as propostas até o momento apresentadas pelo governo estão longe de contemplar as pautas reivindicatórias das categorias de professores e técnicos administrativos.

No tocante às Mesas Específicas, as entidades sindicais buscam apoio parlamentar, diante da postura duvidosa do governo no que concerne à apresentação de novas contrapropostas. Tais propostas estarão possivelmente lastreadas em estudos de impacto orçamentário a serem empreendidos pelos ministérios da Fazenda (MF), do Planejamento e Orçamento (MPO) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), além da Casa Civil (junta orçamentária).

O Fonasefe encaminhou novo ofício ao MGI requisitando nova reunião da Mesa Central, no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Isso porquê diversas reivindicações salariais e de melhoria da situação dos servidores ativos e aposentados não foram objeto de negociação com o governo.

Conforme deliberado em reunião noticiada no site do Sindireceita, o Fonasefe participará da coordenação do eixo temático Trabalho Digno - Trabalhadores do Setor Público, no âmbito da Campanha Nacional por Direitos Sociais. Também deverá ser elaborada, pelo Fonasefe, uma Nota contra o PLP 459/2017, o qual dispõe sobre a securitização, posto que, se aprovado pelo Congresso Nacional, trará grandes prejuízos para o orçamento público.