Analista-Tributário concede entrevista e presta orientações sobre nova ferramenta "Proteção do CPF"

29 de maio de 2024 às 15:53

O Analista-Tributário da Receita Federal, Rodrigo Leal Viana concedeu entrevista, ao vivo, para o telejornal MG Inter TV 1ª Edição - Grande Minas, ontem, dia 28. Na entrevista, o Analista-Tributário esclareceu dúvidas e prestou orientações sobre a nova funcionalidade que a Receita Federal passa oferecer ao cidadão e que impede que o seu CPF seja incluído de forma indesejada no quadro societário de empresas e demais sociedades. Veja aqui a entrevista completa

cpf

A nova ferramenta "Proteção do CPF", lançada pela Receita Federal, pode beneficiar mais de 155 milhões de brasileiros em todo o território nacional e tem por objetivo, conforme destaca o Analista-Tributário, Rodrigo Leal evitar fraudes como o uso do documento. A proteção do CPF abrange todos os órgãos registradores (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB) e alcança todos os tipos jurídicos, incluindo o Microempreendedor Individual - MEI e Inova Simples. Com o CPF protegido, caso deseje participar de algum CNPJ, o cidadão poderá reverter o impedimento de forma simples, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.

Saiba mais sobre a nova ferramenta de proteção do CPF.