Aduana: Analistas-Tributários atuam na retenção de cerca de R$ 1 milhão em mercadorias em Foz do Iguaçu/PR

5 de junho de 2024 às 15:01

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram em retenções de mercadorias descaminhadas, avaliadas em cerca de R$ 1 milhão, nos dias 3 e 4 de junho, na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR. As retenções ocorreram durante abordagens de rotina da RFB.

Na segunda-feira, dia 3, os servidores encontraram 73 celulares escondidos em fundo falso no motor de um carro conduzido por uma cidadã paraguaia. A mercadoria foi avaliada em aproximadamente R$ 62 mil.

Posteriormente, na terça-feira, dia 4, os servidores do Órgão abordaram um homem paraguaio que conduzia uma moto e localizaram 14 celulares ocultados em fundo falso no filtro de ar do veículo. Os celulares foram avaliados em R$ 63 mil.

Na mesma data, os servidores da RFB realizaram a retenção de uma mesa de som, que estava em um carro conduzido por um cidadão brasileiro. O equipamento foi avaliado em R$ 721 mil.

Ainda na terça-feira, os servidores abordaram um veículo ocupado por duas mulheres paraguaias. Na ocasião, foram encontrados 150 celulares, avaliados em cerca de R$ 154 mil, escondidos em fundo falso em diversos compartimentos. As mulheres foram detidas e encaminhadas à Polícia Federal (PF).

Os veículos e mercadorias retidas foram encaminhados à Alfândega da RFB em Foz do Iguaçu. Uma representação fiscal será feita para fins penais dos envolvidos junto ao Ministério Público Federal (MPF), onde estes poderão responder pelo crime de descaminho.

Fonte: Portal da Cidade – Foz do Iguaçu.